quarta-feira, 16 de julho de 2014

[Intercâmbio] Canadian behavior - Como os canadenses se comportam?

Oi, geeeente.

Como vão? Desde segunda que estou querendo postar, mas realmente estou numa correria aqui na faculdade, porque está chegando o famoso "fim de semestre".  hehehe. No post de hoje, quero falar um pouco sobre o comportamento canadense. Como as pessoas vivem, como se comportam, como é a vida de um canadense (pelo meu ponto de vista aqui em Toronto). ;)


1) Canadenses são muito educados. Todo lugar que você estiver e qualquer coisa que aconteça eles  vão falar "sorry". Sério, gente. Isso é uma das coisas que todo mundo repara logo no início (quando chega aqui no Canadá). Eu acho que até comentei sobre isso no post de primeiras impressões. Canadenses pedem desculpas se estiverem "atrapalhando" seu caminho, se eles não podem ou não conseguem te ajudar em alguma informação, para tudo eles te pedem desculpa. As vezes, você que está errado, mas, ainda, assim eles te pedem desculpas. Sim, Canadian people são educadíssimos. Eles podem até estar com raiva de você (e te xingando por dentro), mas, ainda assim, vão se desculpar para você. Eu amo essa educação. Além disso, você acaba "pegando" esse costume também sabe? Hoje em dia,  eu tembém falo muito isso!! Hehehe  ;)

2) Canadenses são tão educados que até a porta, eles abrem para você.  Sim, gente. Eu comentei sobre isso também no post de primeiras impressões, mas não poderia deixar de falar aqui, porque faz parte do costume local. Geralmente, em qualquer lugar que você esteja, quando alguém está passando por alguma porta, essa pessoa repara se alguém está vindo atrás e, se estiver, ela fica segurando a porta até a pessoa passar. Muito legal. Ja me adaptei e acostumei com isso também (que até faço!).

3) As refeições diárias são diferentes. Sim, tem o café da manhã, almoço e jantar. Mas o que acontece é que eles não têm o costume de no almoço comer comida. Geralmente, comem hamburguer e já estão satisfeitos. Diferente de nós, brasileiros. O jantar que é bem "recheado" entende? Nessa hora (que nós preferimos pegar mais leve) que eles comem pra caramba. Hehehehe. Café da manhã eles gostam de cereal, waffle ou panqueca. Waffle e panqueca parecem mais com o Canadá, principalmente a panqueca com maple syrup. Eu acho que não me adaptaria a isso não viu? Graças a Deus eu mesma faço minha própria comida e como em casa. Hehehe ;) Mas panqueca e waffle, eu adoro. 

4) A dança aqui é MUITO diferente. Não se assuste! E as pessoas gostam MUITO de música eletrônica. Música eletrônica é top. As baladas estão sempre cheias, um pouco menos cheias no inverno. E a dança aqui é muito diferente, pois é super normal uma mulher e um homem dançarem LITERALMENTE se esfregando, coisa que quando alguém faz no Brasil todo mundo chama de putaria sabe? Pois é. Eu já não estou mais me surpreendendo com nada. Isso é igual aos EUA que eu soube. Hehehehe. Ja vi tanta coisa que nem posso comentar aqui. Nao cabe no horário, gente. kkkkkkkkkkkkk

5) Canadenses gostam muito de bacon. Bacon em tudo. A maioria dos hamburgueres têm bacon e, eu que não gosto, tenho sempre que pedir no bacon. E no picles. Sim. Eles também gostam muito de picles que eu acho um horror! Eca. Bacon faz parte da "cultura gastronômica" do Canadá. ;)

6) Não pergunte a um canadense qual a religião dele. O Canadá é um país laico e não é considerado polite (educado) perguntar sobre isso. Aprendi isso com uma professora do inglês. Eu, sinceramente, nunca iria saber isso se ela não falasse para a minha turma. Sério.

7) Canadenses não gostam de atraso e nem antecedência. Sério. Já aconteceu até uma coisa chata comigo. Durante meu curso de inglês, a professora pediu que enviássemos email para ela às 8pm. Eu entendi que era pra enviar até as 8pm, então as 2pm eu enviei. No outro dia, ela falou tipo assim "quando canadense fala 8 pm é 8pm, nao é 2pm, 2:30pm ou 10pm". Fiquei de cara no chão e ai fui compreender que eu tinha entendido errado. kkkkkkkkkkk. Portanto, seja pontual  because 8pm is 8pm ok?

8) Fique sempre do lado direito na escada rolante. Aqui no Canadá, o lado esquerdo tem que ficar liberado para quem quiser subir ou descer a escada com mais pressa. Vou ver se consigo filmar um dia e mostrar aqui no blog. As pessoas seguem essa regra direitinho.

9) Canadenses NÃO bebem na rua. Proibido por lei. 

10) Não compare candense com um estadunidense. Nossa, gente isso é terrivel. Sério! Por mais que os costumes de comer hamburguer, waffle, panqueca, cereal ou qualquer outra coisa seja parecido com o costume dos EUA, NUNCA compare um canadense com um americano. Eles ODEIAM essa comparação. Para eles, "americanos" são muito arrogantes e não tão educados. Não compare, pois é bem capaz de você perder ou não fazer um amigo. Canadenses não gostam taaaanto dessa comparação que eles, inclusive, são MUITO patriotas (como eu falei no post do Canada's Day) e muitos deles NUNCA foram nos EUA. Sim, eles não fazem questão. 

11) O verão é a estação de corpos à mostra. Para os canadenses, o mais incomum é usar calças no verão. As mulheres usam shorts, saias e vestidos bem curtos e os homens usam muita bermuda. 

12) Pague gorjeta nos restaurantes. Não é obrigatório, mas é mal educado não pagar. Sim. Contraditório né? Pois é. Mas é considerado impolite não pagar gorjeta, pois a gorjeta é o salario dos serventes. 

13) As pessoas respeitam muito o trânsito. Não é muito educado usar buzina, os pedestres só atravessam na faixa de trânsito e quando o sinal está livre para pedestres. Os carros SEMPRE param para os pedestres atravessarem em vias onde não tem semáforo e, na hora de entrar no metrô, em ônibus ou street car existe sempre uma fila (no caso do metrô, uma fila "imaginária") que é respeitada. Educação passa por aqui sempre viu?

14) Geralmente, o comércio fecha cedo. Os shoppings mesmo funcionam somente até as 9h da noite e, dificilmente, abrem em feriado. Muito diferente do Brasil.

15) As pessoas aqui NÃO te julgam. Sim, elas não se metem na vida de ninguém. Cada um cuidando da sua. Ninguém vai te chamar de puta ou piriguete se você usar uma roupa muito curta ou maquiagem muito pesada, ou se você tingir seu cabelo de lilás (como eu ja vi muita gente aqui). O máximo que acontece é alguém olhar e fingir que não viu. Eles realmente não se importam. Eu ja saí na rua me filmando (para guardar de recordação ♡) e não tive vergonha nenhuma. Definitivamente, eu vou sentir falta disso.

Bom, é isso, meu povo. Se eu lembrar de mais coisa, posto depois. Espero que tenham conseguido "aprender" um pouco sobre a vida dos canadenses.

Beijinhos,

Tacy.

27 comentários

  1. Adorei as descrições. Incrível como a cultura dos países são completamente diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, não tem como não se encantar e não e apaixonar! MARAVILHOSO texto. Já estou encantada, só em conhecer, através de teus relatos. Parabéns, pela bela postagem, filha!

    ResponderExcluir
  3. amei saber de tudo isso, parabéns pelo post, bjs
    http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post.
    bjs
    www.olhinhosdacaju.com

    ResponderExcluir
  5. menina, que post mais legal! eu tenho mt vontade de morar fora, canada com certeza é um dos lugares da minha lista, to adorando conhecer mais

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  6. Nada como um país civilizado né?
    big beijos

    ResponderExcluir
  7. Que máximo, adorei conhecer um pouco sobre o comportamentos deles =)

    Beijos ♥
    www.pincelrosa.in

    ResponderExcluir
  8. @Lulu on the Sky Com certeza, Lulu. Se o Brasil tivesse essa civilizacao toda, nossa. Nao ia ter pra ninguem. kkk. BJs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Paula. Obrigada pelo comentário. Com certeza, se o Brasil fosse assim ia ser top né? Ninguém batia!!! Hahhaha. Coloca Canada no seu roteiro. Vc vai amar. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Meu sonho fazer intercambio
    amei seu post, super legal saber mais um pouco da cultura la !
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  11. @Jéssica Coelho Era meu sonho tb. Gracas a Deus, pude realizar. Biejos.

    ResponderExcluir
  12. Ai amei, já coloquei o Canadá na minha lista de lugares pra visitar... haha
    Beijos

    www.frescurasdemulherzinha.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa tacy eu não fazia ideia de metade das coisas que vc falou nesse post. Mesmo a minha prima tendo ido para o Canadá final do ano passado, ela não me falou coisas desse tipo. Porém a comida foi algo que ela sentiu bastante, ainda mais porque ela estava na casa de uma família que era muito rigorosa com alimentação. Achei super legal o post, e estou amando acompanhar essa sua fase fora do Brasil.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. @Amiga da Leitora Thais Thai, muito obrigada pleo comentario taaaao sincero. E tem coisas que nao estao aqui, pq eu separei para o post de diferencas entre Brasil e Canada que ja ja entra no ar. Que bom que ta gostando. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu morei um tempo em Toronto. Fiz intercambio! Adorei a experiencia e realmente a cultura é bem diferente!

    Passando para agradecer a sua visita no meu espaço. Volte sempre, retribuo todos os comentários!

    Tem post novo, vem conferir:
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. @Ariane Baldassin Aposto que vc amooou mesmo. COmo nao amar essa cidade neh? Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oii que bom que são bastante educados.
    Nossa não comem comida regularmente? Que diferença do Brasil!
    Não sabia que é deselegante perguntar a religião deles.
    Bjs, Bruna Letícia.
    www.moranguinhuemake.com
    Fan page: https://www.facebook.com/MoranguinhuEMake
    Instagram: www.instagram.com/moranguinhuemake
    Twitter: www.twitter.com/brumorango
    Youtube: www.youtube.com/moranguinhuemake

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Muita diferença né? Obrigada pela visita. Bjs

      Excluir
  18. Me desculpe os otimistas, mas vou deixar aqui a minha visao dos canadenses. Pelo menos da minha experiencia com eles. Eu trabalho nos Estados Unidos em uma das maiores lojas de departamentos do pais e recebemos por ano uma media de 10.000 canadenses durante meses de Novembro a Marco. Nao me entendam mal, eu tinha uma ideia totalmente diferente de como seriam os canadenses ( educados, inteligentes, gentis ). Bem a verdade e que ( pelo menos os que aqui compram ) sao rudes, grosseiros e arrogantes. Tratam os vendedores e funcionarios como lixo, acham que sao extremamente importantes e se querem algo que nao se pode conceder fazem escandalos!!! Eles odeiam americanos, mas tem casas aqui para passar temporadas ( fogem do inverno no Canada ), mas tem a arrogancia de falar mal dos americanos!! Obviamente nao devem ser todos ( sempre existem as excecoes ). Mas acreditem eles nao sao perfeitos!!

    ResponderExcluir
  19. @Marcia Coelho Oi, Marcia. Muito obrigada por seu comentário, aprecio bastante ler depoimentos diferente dos meus. Como você disse, não são todos e, infelizmente, vc teve contato só com os chatos, eu, por outro lado, não tive contato com esses. Já até vi na rua, alguns mal educados, mas a maioria todo mundo muito legal. Obrigada por sua participação e te espero aqui no blog mais vezes!. beijos

    ResponderExcluir

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall