sexta-feira, 8 de agosto de 2014

[Intercâmbio] Diferenças entre Brasil e Canadá - Parte 1

Heeeeeeey, people!!!

Como vão? Aqui ta ficando cada vez melhor. Fico com cada vez mais vontade de ficar, ficar e ficar aqui em Toronto. Aposto que quem já morou fora do Brasil sentiu o mesmo! Esse post é mais um daqueles posts sobre Toronto, Canadá, intercâmbio e Brasil. É um post que muita gente quer saber e que, inclusive, algumas pessoas me perguntam. Tem muito post para sair, gente. Sério. Tem 28 posts em rascunho (que eu comecei e falta terminar, então não falta assunto), mas esse post eu adiantei, porque eu recebi alguns emails semana passada de pessoas  me perguntando quais as diferenças entre Brasil e Canadá. Eis que aqui estou, tirando o pot do rascunho de meses atrás e, finalmente, dando vida a ele. Aqui no blog já tem um post que fala como os canadenses se comportam e, basicamente, algumas coisas que já falei lá serão repetidos nesse post aqui, porque é inevitável.



1) Clima: não tem como não falar da diferença de clima. O clima do Brasil é tropical e o do Canadá é diversificado, com estações do ano bem definidas e variações de temperatura da mais quente (no verão) para as mais frias (no inverno). O Brasil, pelo menos em Salvador que é onde eu moro, é, praticamente, verão o ano inteiro.

2) Transporte: o trasporte aqui em Toronto funciona e é pontual. Isso quer dizer que você pode conferir o horário do metro, do ônibus e do street car e controlar, por exemplo, que horas você sai de casa para ir para a parada. Isso é importantissimo na época do inverno, porque ficar na parada de onibus 10min é o fim do mundo no frio né? (nao. Nao é o fim do mundo, mas, também, não e bom né?). Melhor evitar. Rsrrsrrss. Diferentemente do Brasil que, muitas vezes ficamos muito tempo esperando ônibus sem saber quando ele chegará. Isso reflete nos problemas de urbanismo da cidade né? Eu acho. Outro ponto importante sobre transporte é que, aqui, teoricamente, o transporte é barato, porque você pode fazer o cartão mensal do TTC (metro pass) por 132 dolares (adultos) e 108 dolares (estudantes) e pode andar à vontade, várias vezes ao dia, em qualquer tipo de transporte (ônibus, metrô, Street car). Em geral, se você não fizer, pode fazer o cartão semanal ou pagar 3 dólares (o que dar mais caro). Diferentemente, no Brasil a gente precisa pagar o valor da passagem, estudante tem 50% de desconto e idosos acima de 65 anos não pagam. Em Salvador mesmo, é um meio muito caro. Quase 3 reais cada vez que você precisa entrar em um ônibus. Sobreviver lá é muito árduo! Eu, pelo menos não acho barato. E não que Toronto não seja caro, porque é também. Mas aqui tem coisas que facilitam.


3) Já que eu citei os 3 dólares, vale ressaltar que, diferentemente do Brasil, aqui em Toronto e no Canadá inteiro não existe "cobrador". Então, se voce escolher pagar 3 dólares, dê o dinheiro contado, porque se você der a mais, vai ficar sem troco, pois o dinheiro colocamos em uma maquininha. Acho que o fato de ter cobrador no Brasil é um ponto positivo, pois não precisamos ter a preocupação de trocar o dinheiro e, também, é uma forma de criar emprego.

4) O GPS funciona e você pode ir para qualquer lugar da cidade sem ficar perdido. Isso é um fator importantissimo, visto que Toronto, por exemplo, é uma cidade enoooooorme. Gente, GPS é vida aqui. 

5) Já que eu falei do GPS, não posso deixar de falar da internet ja que para usar o GPS precisamos dessa ferramenta. A internet aqui é muito boa e, com certeza, eu vou sentir falta no Brasil. Por exemplo, a minha internet do celular é 4g e é rápida e muito boa. Tenho acesso em qualquer área da cidade, exceto dentro do metrô. 

6) Segurança - Não falar de segurança é impossível, visto que esse é o primeiro fator que me faz não querer voltar mais para o Brasil. Não estou dizendo que aqui NÃO tem violência, pois TEM. Mas o fato é que os  dados sao irrisórios sabe? O bairro mais perigoso aqui, para mim, é o mais seguro de Salvador. Imagina o nivel de violência?! Quase zero. Dificilmente você vai ser assaltado aqui em Toronto (pode acontecer), porque não acontece muitos crimes do tipo que o ladrão precisa inibir a pessoa. É muito mais fácil você dar bobeira e deixar seu celular, por exemplo, em cima da mesa e quando voltar para pegar não achar mais do que alguém te assaltar na rua. Mas ainda assim, eu nunca soube de alguém que foi furtado. Tudo isso eu sei só de ouvir falar.  Sempre vivi na paz aqui. O comum aqui é furto de bicicleta, acredite. Bicicleta aqui, se der moleza, perdeu. Mas não faz o país ser perigoso. Eu, por exemplo, ando 10h da noite na rua e não tenho problema nenhum. Ja peguei metrô e ônibus varias vezes 1h da manha, 2h da manhã e é a coisa mais comum do mundo. Você pode usar seu celular, tablet e computador na rua que não tem perigo nenhum. Pode ir passar uma tarde no parque, passar por lugares desertos e túneis que não tem perigo. Não tem gente te seguindo e nem tentando te assaltar ou colocar em outro perigo. Um professor meu, inclusive, já me disse que o nível de violência aqui e tão baixo que tem policial que se aposenta sem nunca ter aberto um BO. Imagina, gente?! Isso é o paraiso.

Imagem: Cris em Toronto

7) Falar em segurança, me faz ter de falar de acessibilidade, porque, eu acredito, que a acessibilidade está totalmente entrelaçada com o fator segurança, pois em um país onde as pessoas têm acesso a tudo (iPhone, Galaxy, melhores computadores, tabletes, câmeras fotográficas, saúde, educação etc), as pessoas não precisam desejar o do outro e roubar para ter né? Diferente do Brasil, onde a desigualdade social é gritante e os niveis de violência, alarmantes. A acessibilidade está, também, no acesso que os deficientes físicos têm. As ruas  e ônibus são estruturados para que pessoas com deficiência física possam se locomover. Por exemplo, cada esquina do passeio é adaptado de forma mais baixa e ao mesmo nível do asfalto para que uma cadeira de rodas não tenha dificuldade de subir ou descer. ;)

Imagen: Reproducao

8) O fato das pessoas terem acesso a tudo aqui no Canadá é um fator importantíssimo para a a economia, pois as pessoas podem gastar dinheiro e esse dinheiro já entra no mercado imediatamente, pois não existe parcelamento de compras o que pode acabar gerando muitos dívidas e problemas na economia. Também, não existe isso, porque todo mundo pode pagar né? Diferente do Brasil, onde o caminho mais fácil para termos acesso às coisas é através do parcelamento da compra, o que acaba, também, nos fazendo gastar mais dinheiro. Viver no Brasil é caro viu mermão? Hehehehe. ;)

9) A comida é totalmnte diferente. Para mim, a melhor comida é a brasileira. Não é à toa que muitos canadenses, inclusive, frequentam restaurantes brasileiros. Eu não sei explicar a comida aqui, mas nem que você tempere como a comida do Brasil, não fica igual, é doce (a carne, o feijão, o arroz), é diferente.

10) A água que se bebe aqui é da torneira. Aham. Sem nojo. É a melhor, pois o sistema de tratamento de água e esgoto e a encanação daqui é diferente dai do Brasil. A primeira vez que eu bebi água da torneira, nossa, foi eu fazendo aquela cara de nojo que só voces vendo, mas você se acostuma e, depois, tira essa ideia de água da torneira do Brasil da sua cabeça, porque é totalmente diferente e pura. Ninguém adoece aqui por conta da  água viu? ;)


Gente, acho que é isso. Provavelmente, devo estar esquecendo algo, mas é que tem muita coisa para falar mesmo. Dicidi dividir esse post em 2 para não ficar muito longo. Então aqui tem 10 diferença s e o próximo tem mais 12! Se eu  lembrar de mais alguma coisa, eu posto depois. Qualquer dúvida é so perguntar nos comentários ou enviar email. ;)

Beijinhos,

Tacy.

6 comentários

Comenta, mexeriqueira(o)!! O Radar ama e agradece!

© Radar Mexeriqueiro
Maira Gall